• Quinta do Condestável

Pequenos momentos de Self-Care

A prática de self-care de acordo com Helen Coons, psicóloga clínica, refere-se a uma “ação de alguém em torno do bem-estar físico, emocional, relacional, até profissional, educacional ou mesmo espiritual, que se reflete na forma como tomamos conta de nós próprios nos níveis mais fundamentais”.


Quando tomamos conta de nós, sem saber estamos a tomar conta de quem nos rodeia!


E seguindo este mote, hoje vou focar-me em partilhar com vocês alguns pequenos momentos de self-care que poderão ser úteis!



  • Aromaterapia

A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais que pelo seu aroma e pelas partículas libertadas permitem aliviar sensações de tenção, stress e promovem o bem-estar.


Enquanto utilizadores de óleos os nossos preferidos são de o Lavanda, o Balance e o Air!


O óleo essencial de Lavanda tem um aroma florar e leve que pode trazer benefícios calmantes e relaxantes, transmitindo ao utilizador benefícios reconfortantes para várias partes do corpo e da mente, é muito utilizado por quem sofre de insónias. Nós, pessoalmente, gostamos de aplicar duas gotas na planta dos pés e massajar ou de utilizar por inalação.🍃🌸

O óleo essencial Balance promove a harmonia, a tranquilidade e uma sensação de relaxamento, ajuda a equilibrar as emoções e estabelece uma sensação de bem-estar, ajudando em sensações de ansiedade ou tenção.


O óleo essencial Air tem um aroma fresco a menta, mas muito suave. Este foi criado para dar ao utilizador uma combinação refrescante e revigorante, é conhecido por ajudar a minimizar os efeitos das ameaças sazonais enquanto também possui propriedades calmantes.


Na nossa Quinta usamos os óleos essenciais dōTerra no Difusor Petal 2.0 dōTerra e nas massagens de relaxamento. Os óleos mais utilizados por nós são o de Lavanda e o Balance, pelas suas propriedades calmantes e relaxantes.



  • Massagens

As massagens são uma forma de relaxamento divinal! O melhor mesmo é quando nos fazem e ficamos, apenas, quietinhos a aproveitar.


No entanto, para essas vezes que não temos quem nos faça a massagem, é importante sabermos como realizar uma automassagem de relaxamento! Deixo-vos este vídeo que apresenta de forma simples como realizar uma auto massagem 😉



  • Café ou chá bem quente

Para algumas pessoas nada como um café ou um chá bem quente para aquecer as mãos.. e como se costuma dizer mãos quentes, coração quente 💛


Os melhores chás para quando queremos descontrair são: cidreira, camomila e valeriana.


O chá de cidreira ajuda a diminuir as insónias e as sensações de ansiedade, tem uma ação calmante e apresenta várias benefícios a nível gástrico e de sintomas menstruais.


O chá de camomila também é conhecido pela sua ação calmante. No entanto, tem também ações anti-inflamatórias e antialérgicas.


O chá de valeriana é a única planta medicinal com poder sonífero comprovado e ajuda a regular as células nervosas, atenuando a irritabilidade nervosa e reduzindo a ansiedade.



  • Banho de imersão

O banho de imersão pode ser uma forma de contornar aqueles dias esgotantes e que nos levam a acumular stress.


Deste modo, as nossas dicas para este pequeno momento de prazer são:


- É importante que a casa de banho esteja limpa e arrumada, para que o momento de relaxamento não se torne um momento de tensão.


- A temperatura ambiente deve ser confortável, para que consigas desfrutar melhor do momento e não tenhas frio ou muito calor, e para que não haja nenhum choque térmico quando se saí do banho.


- A temperatura também se aplica à água! É importante ter em conta quanto tempo quereremos ficar no banho, para que assim seja mais fácil de controlar também a temperatura.


- Velas e velas e muitas velas! Velas aromáticas, com cheiros agradáveis farão com que te sintas mais confortável e posteriormente, que tenhas um momento mais prazeroso! E se temos velas.. que tal apagar a luz?


- Música ou silêncio? As pessoas não são todas iguais, algumas poderiam preferir o som do silêncio para os pensamentos saírem em bicos de pés das nossas cabeças, outras preferem o som da música. O importante é que independentemente da tua escolha, que te sintas confortável.


- Vinho, fruta e chocolate? Claro! O céu é o limite 😉 É importante ter perto de nós sempre alguma coisa, para o caso de nos dar a sede ou a fome.


Um banho de imersão sabe sempre bem! É um pequeno momento que nos enche o coração.. em que mergulhamos e refletimos.. em que meditamos e deixamos todos os pensamentos abandonarem a nossa cabeça.



Estas são, apenas, algumas pequenas formas de self-care que fazem parte da nossa vida na Quinta e que queremos partilhar convosco! Sabemos que correm tempos pandémicos difíceis e que uma das formas de melhorar os nossos dias poderá passar por tomarmos melhor conta de nós.


"Respira. Deixa ir. E lembra-te que este é o único momento que sabes que tens a certeza."

- Oprah Winfrey


#staysafe





Fontes:

Activa. (2019) Sabe, exatamente, o que é o ‘self-care’?. Retirado de: https://activa.sapo.pt/beleza-e-saude/2019-03-19-sabe-exatamente-o-que-e-o-self-care/

Capelo, A. (2020). 5 Chás para relaxar e aliviar o stress. Retirado de: https://lifestyle.sapo.pt/saude/fitness-e-bem-estar/artigos/5-chas-para-relaxar-e-aliviar-o-stress

Reis, M. (2020). Aromaterapia: O que é, para que seve e como usar os óleos mais comuns. Retirado de: https://www.tuasaude.com/aromaterapia/

Rodrigues, A. (2017). DICAS PARA O BANHO DE IMERSÃO PERFEITO. Retirado de: http://coisasnossas.pt/banho-de-imersao-perfeito/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua do Lagar 855 Cernache do Bonjardim 6100-307

info@quintadocondestavel.com

Tlf: (00 351) 274 802 099 

Tlm: (00351) 927 401 435

  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook

Todos os direitos reservados.

© 2020 Quinta do Condestável,

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE AQUI