O que é o AMOR e que benefícios traz para a nossa saúde?




O Amor pode ter inúmeras definições. Todas as pessoas até podem criar a sua própria definição de Amor. Muitas associam Amor à tristeza, à desilusão, à dor e à deceção, mas poucas são aquelas que associam Amor a tudo de incrível e de magnífico da vida.


Do latim, "amore", Amor é uma emoção ou um sentimento que desperta os sentidos de uma determinada pessoa a desejar outra. Pode até ser sinónimo de admiração e carinho por alguém ou mesmo por um mero objeto.


Segundo o psicólogo Erich Fromm, o Amor é algo que deve ser aprendido, trabalhado e construído, indo, deste modo, contra a crença de que o amor é algo "fácil de ocorrer". Para além disto, afirma que, tal como a nossa vida, o amor é "ARTE", pois "se quisermos aprender como se ama, devemos proceder do mesmo modo porque agiríamos se quiséssemos aprender qualquer outra arte, seja a música, a pintura, a carpintaria ou a arte da medicina ou da engenharia".


Seguindo esta linha de pensamento, a arte, que é o Amor, traz para a nossa vida inúmeros benefícios. Aliás, a ligação existente entre a saúde e o amor é absolutamente incrível.


Todos os Seres Humanos foram criados para se conectarem, conviverem e reproduzirem uns com os outros. Quando existe bons relacionamentos, não apenas no campo amoroso, os benefícios são notórios, não obstante de se considerar prejudicial quando nos sentimos loucamente apaixonados numa relação, pois isso poderá refletir-se em stress e ansiedade.


Todavia, quando este amor é calmo, relaxante e harmonioso pode:

  • Ajudar a controlar a pressão arterial;

  • Diminuir o stress, dependendo do nível de relação;

  • Provocar as ditas "borboletas no estômago";

  • Provocar sensação de segurança;

  • Despoletar um sentimento de felicidade e realização.




Todos estes benefícios são sobejamente influenciados por diversos fatores que podem tornar o Amor numa coisa negativa e pouco frutífera, uma vez que, a partir daí, deixa de ser Amor.


Tratando-se de um sentimento forte e intenso, Amor também é um modo de vida e influencia a forma como encaramos um problema e como o transformamos em oportunidade.


Em modo conclusivo, Erich Fromm acrescenta o seguinte "O amor é uma atividade e não um afeto passivo, é um "desencadeamento" e não uma "queda". De um modo geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que o amor, antes de tudo, consiste em dar e não em receber". E nisto nós temos de concordar, pois tudo o que damos, o Universo encarrega-se de trazer de volta. E é por isso e por muitos outros motivos que é importante manter o nosso corpo e mente sãos e longe de qualquer tipo de negatividade.


Portanto, aproveitem, vivam e construam histórias memoráveis. Sejam, fundamentalmente, felizes!






Fontes:


"6 factos científicos que demonstram que o amor faz bem para o nosso corpo" de Redação Galileu, retirado em https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/noticia/2018/07/6-fatos-cientificos-demonstram-que-o-amor-faz-bem-para-o-nosso-corpo.html a 13-02-2021;


"Amor" de Wikipédia, retirado em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Amor a 13-02-2021;


"Benefícios do Amor", de Mensagens com Amor, retirado em https://www.mensagenscomamor.com/beneficios-amor a 13-02-2021.


Posts recentes

Ver tudo

Rua do Lagar 855 Cernache do Bonjardim 6100-307

info@quintadocondestavel.com

Tlf: (00 351) 274 802 099 

Tlm: (00351) 927 401 435

  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook

Todos os direitos reservados.

© 2020 Quinta do Condestável,

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE AQUI