Milho doce - o cereal que o mima com saúde, cor e sabor na nossa cozinha

Comer é memória e convívio, é também estabelecer ligação à origem do alimento.. às mãos que o cuidaram.

Todos os rótulos alimentares transmitem-nos essa origem e compromisso, saber interpretá-los abre-nos a porta a ingredientes culinários amigos da nossa natureza. Um deles, o versátil e equilibrado milho doce, autor para múltiplas receitas.

Dizemos muitas vez nas nossas palestras que "Nós somos o que comemos.". Comer está na nossa natureza, liga-nos a um lugar em que vivemos e ao convívio à mesa.

Viver em velocidade de cruzeiro não equivale a perder a ligação à origem dos alimentos, ao convívio na cozinha.

Neste âmbito, os rótulos alimentares “falam” connosco, contam-nos sobre a origem, as qualidades nutricionais e esclarecem-nos sobre o compromisso de transparência das marcas.

Veja-se o sistema europeu Nutri-score. Tão simples como termos na mão uma embalagem de legumes em conserva ou os congéneres congelados e, visualmente, percebermos o compromisso 'daquele', milho doce, das ervilhas, do feijão-encarnado ou das cenouras, para com a saúde e uma dieta mais equilibrada. Tal como os semáforos nos dão o alerta no trânsito, através de cores, também o Nutri-score nos elucida para escolhas mais conscientes. Esta escala de cinco cores, do verde escuro ao laranja escuro são associadas a cinco letras, do A ao E, com a primeira letra do alfabeto como indicador de alimentos com maior qualidade nutricional (vegetais). E no outro extremo, o E como indicador de alimentos com menor qualidade nutricional (doces e refrigerantes).

Vejamos a imagem abaixo de embalagens de muesli. Este produto é conhecido por ser uma mistura de cereais à base de flocos de aveia com fruta e frutos secos.

O muesli é rico em fibras, fornece energia, tem benefícios cardiovasculares, ajuda a regular o trânsito intestinal e é muito rico em vitaminas. Em suma, é um alimento completo e saudável ocupando a letra A no Nutri-score.

Porém voltando de novo ao milho doce, este é um versátil alimento à nossa mesa. E apresenta benefícios como a redução do risco de hemorróidas e de cancro do cólon, isto porque tem a capacidade de aliviar problemas digestivos. Por outro lado, as fibras ajudam a melhorar os movimentos peristálticos e estimulam a produção de suco gástrico e bílis. Para terminar, é repleto de vitaminas B que ajudam à manutenção das funções nervosas e cognitivas, e possui propriedades antioxidantes.

Imagine-se à mesa no verão, num ambiente descontraído, eventualmente em família. Também não quererá dedicar tempo extra à cozinha, mas preocupa-se com a qualidade do que leva à mesa.

Tão rápido como podem ser dez minutos, é o tempo que basta para preparar uma refeição diversa, colorida e equilibrada, uma Salada de massa, milho doce e abacate.

O que me diz, vamos arriscar?

A receita é simples começa por cozer, separadamente, 300g de massa da sua preferência e dois ovos. Posto isto, escorre a massa, descasca e esfarela os ovos. Reserva. Corta, em cubos pequenos, meia curgete e um tomate. Pica um dente de alho, uns pés de cebolinho e algumas folhas de manjericão. Junta-lhes 100g de milho doce e verte para uma saladeira. Adiciona o abacate cortado em tirinhas.

Para finalizar tempera com azeite extra virgem, vinagre e sal. Polvilha com o ovo esfarelado e com a salsa picada.

YUMMMMMM,bom apetite!

Já agora! Esta será a sugestão na Quinta aos sábados pelo almoço.

Para terminar, uma carta que joga a favor das qualidades do milho doce é a quantidade de água no alimento. Por conter pouca, conserva-se por um longo período de tempo sem que perca as suas qualidades. Longa vida para um alimento que se aconchega das entradas, às saladas, dos petiscos aos pratos principais. E por falar de apetites, experimente um snack com tanto de imperdível como de simples. Abra a lata de milho doce e atreva-se a petiscá-lo como uma pipoca. Sinta o sabor dos açúcares naturais deste vegetal, trinque-o e deguste-o com a tranquilidade de quem sabe que dentro da embalagem mora uma única viagem, a do campo ao prato.


30 visualizações

Rua do Lagar 855 Cernache do Bonjardim 6100-307

info@quintadocondestavel.com

Tlf: (00 351) 274 802 099 

  • Instagram
  • Facebook

Todos os direitos reservados.

© 2020 Quinta do Condestável,

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE AQUI