Grande dilema: Qual o açúcar mais saudável?

Existem vários açúcares no mercado, desde os produzidos artificialmente até aos de origem natural. Contudo, o grande dilema impõe-se quando se trata de manter uma alimentação equilibrada e consumir o tipo de açúcar mais saudável ao mesmo tempo.


Mas será que existe um tipo de açúcar preferencial? Será que, por ser mais saudável pode ser consumido a qualquer momento, a qualquer altura e sempre que nos apetece, só por ter o rótulo de "mais saudável"? Ou será que o adoçante é a melhor hipótese perante todas as que existem no mercado? Ora passamos a explicar que não é bem assim!


Dos açúcares naturais ou extraídos da natureza temos:



  • Açúcar refinado ou Sacarose: Açúcar refinado comum e provém da cana-de-açúcar. Típico açúcar de mesa. Não deve de alguma forma ser consumido em demasia, nomeadamente por parte dos diabéticos.


  • Açúcar mascavado: É considerado um açúcar saudável, pois provém das primeiras extrações da cana-de-açúcar. É composto por sacarose, glicose e frutose da cana, ferro, fósforo e cálcio.


  • Açúcar demerara: Açúcar artesanal não refinado similar ao açúcar mascavado. É uma excelente opção se quisermos adoçar doces, o café e caramelizar sobremesas.


  • Frutose: Açúcar natural das frutas, milho e alguns legumes mais doces, que contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais para o nosso organismo.


  • Stevia: Está incluída no grupo dos açúcares mais saudáveis e leves e também a mais conhecida por todos. Não possui calorias e pode ser consumida por diabéticos.


  • Açúcar de coco: É mais natural que o açúcar comum, para além de ser orgânico. É composto por vitaminas, minerais, potássio, zinco, ferro e cálcio e desacelera o processo de absorção. Aguenta altas temperaturas.



  • Agave: Considerado por muitos um adoçante saudável. Contudo, tem altos níveis de frutose que vai desde os 70% aos 90%, ou seja, pode causar problemas de saúde como fígado-gordo e altos níveis de colesterol. Posto isto, não é considerado dos açúcares mais saudáveis para quem está à procura de saúde e bem-estar.


  • Mel: Açúcar natural, conhecido pelas suas propriedades medicinais há milhares de anos por várias culturas. Composto por antioxidantes e promove a saúde do sistema imunológico.


  • Melaço de cana: O açúcar mais nutritivo de todos, pois contém naturalmente minerais como potássio, selénio, zinco, cálcio, ferro, cobre, magnésio e fósforo .


  • Sorbitol: O consumo deste tipo de açúcar também não é aconselhado aos diabéticos. Contudo é extraído de frutas e de algas marinhas e apresenta como sendo um tipo de açúcar que adoça menos 50% que a sacarose ou açúcar de mesa.



Dos açúcares considerados artificiais ou provenientes de químicos temos:


  • Aspartame: Adoça 200 vezes mais que o açúcar refinado.


  • Acesulfame: Adoça sensivelmente 200 vezes mais que a sacarose e é principalmente utilizada na confeção de pão, bebidas e produtos lácteos.


  • Sucralose: Cerca de 600 vezes mais doce do que o açúcar refinado, a sucralose resiste a altas temperaturas e é muito utilizada em receitas com poucas ou nenhumas calorias, por exemplo, produtos esterilizados, pasteurizados, assados, gelatinas e pudim em pó.


O Equilíbrio é a base da vida!



Tendo em conta isto, os açúcares considerados mais saudáveis são o Mel natural, Melaço de cana e a Stevia. Contudo, não podemos descartar o facto de que o consumo excessivo de qualquer tipo de açúcar, seja ele natural ou artificial, pode prejudicar a nossa saúde e trazer problemas que, na maior parte das vezes, são irreversíveis.


Praticamente todos os alimentos do mercado têm açúcar e o problema é que não damos conta das doses e da forma que os consumimos.


Salientamos a importância de manter uma alimentação saudável e a prática exercício físico de forma regular. Temos de comer comida saudável, COMIDA DE VERDADE, para melhor nos sentirmos a curto e a longo prazo. Não se esqueçam que o prazer momentâneo não passa de um prazer momentâneo.


Não significa que não podemos consumir açúcar. Não! De todo!

Claro que podemos comer sempre um docinho..um bolinho, o nosso doce favorito feito pela mãe ou pelas nossas avós. Claro que sim!

Mas também podemos ingerir açúcar nas doses corretas e recomendadas e é importante que na nossa rotina diária possamos evitar ao máximo produtos industrializados e alimentos cujos açúcares são nefastos para o nosso bem-estar.


Apesar de tudo, o equilíbrio é a base da vida e podemos usufrui-la tirando partido do melhor que ela tem para nos dar. A SAÚDE!








Fontes:


TIPOS DE AÇÚCAR: QUAL É O IDEAL PARA CONSUMO?, Personare, do autoconhecimento ao bem-viver, de Thaisa Bohrer retirado em https://www.personare.pt/tipos-de-acucar-qual-e-o-ideal-para-consumo-m7184 , a 3-02-2021;


Açúcar ou adoçante? Qual é a melhor opção para sua alimentação?, Conquiste a sua vida, de Sheila Basso retirado em https://amp.conquistesuavida.com.br/noticia/acucar-ou-adocante-qual-e-a-melhor-opcao-para-sua-alimentacao_a1535/1 , a 3-02-2021.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua do Lagar 855 Cernache do Bonjardim 6100-307

info@quintadocondestavel.com

Tlf: (00 351) 274 802 099 

Tlm: (00351) 927 401 435

  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook

Todos os direitos reservados.

© 2020 Quinta do Condestável,

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE AQUI